sábado, 6 de março de 2010

Projetos

Meu aluno.

Alunos atendidos: alunos dos 2º anos da Escola Municipal 25 de Dezembro.
Período: fevereiro 2010
Duração: duas semanas (podendo ser estendido se necessário).

Objetivo Geral: Este projeto tem como objetivo principal conhecer o aluno enquanto ser humano e sua aprendizagem.
Para o aluno busca-se com este projeto que ele relembre o que estudou nos anos anteriores e faça um auto conhecimento sobre si mesmo.

Objetivos específicos:
 Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
 Conhecer a história de cada aluno;
 Conhecer o nome de cada criança;
 Identificar dados pessoais da criança e da família;
 Conhecer e fixar os nomes dos colegas e da professora;
 Elaborar regras de convivência;
 Desenvolver auto estima;
 Estimular o raciocínio;
 Identificar as letras de seu nome e a quantidade;
 Identificar os numerais;
 Conhecer o que cada criança gosta e o que não gosta;
 Desenvolver a percepção, observação e criatividade;
 Conhecer a história e o significado de seu nome;
 Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
 Observar seu conhecimento a cerca das letras do alfabeto e ao som de cada uma;
 Relacionar número à quantidade;
 Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
 Identificar aniversariantes do mês de janeiro e fevereiro;
 Realizar atividades diagnósticas;
 Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
 Conhecer a escola enquanto aspecto físico.


Recursos utilizados:
 Leituras;
 Brincadeiras;
 Jogos;
 Desenhos;
 Pesquisas;
 Fotos;

Estratégias utilizadas:
 Aula expositiva no quadro sobre grafema e fonema das letras;
 Aula expositiva no quadro sobre números, quantidade e soma;

 Dinâmica de números;
 Dinâmica de letras;
 Conversa e diálogo sobre a convivência na sala de aula;
 Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
 Entrevistar os pais e trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos, etc,...;
 Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
 Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
 Leitura de textos;
 Assistir vídeo sobre o som das letras;


Materiais utilizados:
 Lousa;
 Lápis de escrever e de cor;
 Folha sufite;
 Caderno;
 Borracha;
 Caneta;
 Computador e impressora;
 Internet;


Algumas atividades:
1- Eu sou assim.
2- Minha identificação.
3- Meu brinquedo preferido.
4- O que gosto e o que não gosto.
5- Meu nome e a quantidade de letras.
6- Minha família.
7- Minha professora.
8- Meus colegas.
9- Minha escola.
10- Ficha entrevista pais/alunos.
11- Jogo dos sete erros.
12- Relacionando número a quantidade.
13- Relacionando letras e palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog