Meu aluno.
Alunos atendidos: alunos dos 2º anos da Escola Municipal 25 de Dezembro.
Período: fevereiro 2010
Duração: duas semanas (podendo ser estendido se necessário).
Objetivo Geral: Este projeto tem como objetivo principal conhecer o aluno enquanto ser humano e sua aprendizagem.
Para o aluno busca-se com este projeto que ele relembre o que estudou nos anos anteriores e faça um auto conhecimento sobre si mesmo.
Objetivos específicos:
Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
Conhecer a história de cada aluno;
Conhecer o nome de cada criança;
Identificar dados pessoais da criança e da família;
Conhecer e fixar os nomes dos colegas e da professora;
Elaborar regras de convivência;
Desenvolver auto estima;
Estimular o raciocínio;
Identificar as letras de seu nome e a quantidade;
Identificar os numerais;
Conhecer o que cada criança gosta e o que não gosta;
Desenvolver a percepção, observação e criatividade;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
Observar seu conhecimento a cerca das letras do alfabeto e ao som de cada uma;
Relacionar número à quantidade;
Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
Identificar aniversariantes do mês de janeiro e fevereiro;
Realizar atividades diagnósticas;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
Conhecer a escola enquanto aspecto físico.
Recursos utilizados:
Leituras;
Brincadeiras;
Jogos;
Desenhos;
Pesquisas;
Fotos;
Estratégias utilizadas:
Aula expositiva no quadro sobre grafema e fonema das letras;
Aula expositiva no quadro sobre números, quantidade e soma;
Dinâmica de números;
Dinâmica de letras;
Conversa e diálogo sobre a convivência na sala de aula;
Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
Entrevistar os pais e trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos, etc,...;
Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
Leitura de textos;
Assistir vídeo sobre o som das letras;
Materiais utilizados:
Lousa;
Lápis de escrever e de cor;
Folha sufite;
Caderno;
Borracha;
Caneta;
Computador e impressora;
Internet;
Algumas atividades:
1- Eu sou assim.
2- Minha identificação.
3- Meu brinquedo preferido.
4- O que gosto e o que não gosto.
5- Meu nome e a quantidade de letras.
6- Minha família.
7- Minha professora.
8- Meus colegas.
9- Minha escola.
10- Ficha entrevista pais/alunos.
11- Jogo dos sete erros.
12- Relacionando número a quantidade.
13- Relacionando letras e palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário